domingo, 19 de dezembro de 2010

10 dicas para escrever bem e obter sucesso como escritor.

1) Nunca tente escrever o grande romance da sua época ou será o seu atestado de morte.

2) Seja covarde, minta e jamais tenha a literatura como prioridade.

3) Fale exageradamente do seu trabalho. Escreva resenhas para seus próprios livros e mande os amigos assinarem.

4) Siga as tendências da sua época e tente agradar os leitores e evite dar entrevistas; ou, ao contrário, uma postura rígida, o cabeça dura formal que segue o próprio caminho: adote uma estratégia de auto promoção sombria e perturbadora, espalhando boatos referente à sua origem, como seus pais psicóticos se mataram colocando fogo no próprio corpo quando você era um bebê; cresceu perturbado, enfastiado e triste, mesmo que por fora parecesse um sujeito normal, coloque tudo isso em um texto confessional em que relata sua última e desesperada crise de pânico causada por fobia social aguda, quando saiu pra comprar pão na padaria, e publique no seu blog junto de uma foto em alta resolução do seu ombro direito.

5) Junta-se a algum bando de artistas. Vá aos bares, palestras, eventos onde os escritores frequentam, diga a todos que você é escritor. Se possível, a Merça em São Paulo, a Lapa no Rio e o Bar Ocidente em POA.

6) Escolha um autor mais ou menos consagrado e escreva resenhas elogiosas sistematicamente ao trabalho dele usando expressões como "a maior voz da nossa época", "consegue fugir as formas já desgastadas da narrativa recentemente publicada" e "tem um grande respeito pelas personagens".

7) Faça um curso de elaboração de projetos para captação de recursos culturais com ênfase na Petrobrás e Funart.

8) Entre no mestrado de Escrita Criativa de alguma faculdade renomada e siga tudo que os tutores ensinarem. Ou, pelo contrário, crie seu próprio método e linguagem; argumente em prol do seu método usando vocabulário filosófico amparado nos rodapés de Santo Agostinho, Aristóteles e Ortega y Gasset.

9) Fique amigo de algum editor e/ou alguém influente do mercado editorial.

10) Estude taekwondo e leia (apenas as páginas ímpares) de O Arco-íris da gravidade na privada.





6 comentários:

  1. Adorei as listas. Quero te seguir, coloca o botão ali, pow.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você utilizou a ironia de forma magnífica nesse texto. Muito bom mesmo. E Parabéns pelo blog. Bem sutil, porém bastante expressivo.

    ResponderExcluir
  3. ainda acho o 9 mais importante de todos, para alguem q quer publicar. Para alguem viver de literatura... é outra historia. Acho q o cara precisa aprender a comer (literalmente falando) as paginas dos livros, ou vai morrer de fome.

    ResponderExcluir
  4. E na postagem anterior me vi no 1, 2, 5, 7, 8, 13, 15!!!

    Eu sou a imagem viva do fracasso. Jesus...

    ResponderExcluir
  5. Não quero ser escritora,quero ser poeta.


    UASHAUAHAUAHAUHA

    ResponderExcluir
  6. rs Vc é mto bom adorei, vou ver se sigo seus conselhos, vc esqueceu de dizer que há que ser perseverante- chato, mesmo, insistente- coisa q eu esqueço de ser- seria eu a escritoradeprê?
    penso que sim.
    Conheço gente q faz sucesso seguindo esta linha ai, claro.
    Abs, Elianne- ou Laura_Diz no TT

    ResponderExcluir